Um homem na Austrália perdeu a capacidade de andar depois de consumir 70 vezes a dose diária recomendada de vitamina B6, segundo a ABC Radio Melbourne.

O homem de 86 anos já era ativo e vivia de forma independente, disse sua filha Alison Taylor, até que um exame de sangue revelou que ele tinha uma leve deficiência de vitamina B6.

+ Vitamina B6 pode ajudar a reduzir sintomas de depressão e ansiedade, diz estudo

Taylor disse que seu pai não tinha nenhum sintoma de problemas de saúde, mas seu médico prescreveu um suplemento de vitamina B6 de 50 miligramas para aumentar seus níveis. A vitamina B6, como outras vitaminas do complexo B, ajuda o corpo a converter alimentos em energia, quebrando carboidratos e proteínas. Pesquisas sugerem que pode ajudar o sistema imunológico do corpo e certas funções cerebrais.

Mas 50 miligramas é muito maior do que a recomendação de dose padrão, que é de 1,7 miligramas de vitamina B6 por dia para homens com mais de 50 anos. ou até mesmo molho de espaguete.

O novo multivitamínico de alta dose não era o único B6 na dieta do homem: ele também estava tomando um suplemento de magnésio, que continha B6, e comia cereais matinais enriquecidos com B6.

Em poucos meses, ele começou a perder a sensação nas pernas e acabou indo para o hospital depois que não conseguia mais andar, disse sua filha.

“Doze meses atrás ele estava dirigindo. Ele está agora em um cuidado de idosos e em uma cadeira de rodas”, disse Taylor, que não compartilhou o nome de seu pai.