(Reuters) -A Polícia Militar do Distrito Federal disse ter detido um homem com faca e fogos de artifícios e averiguado duas suspeitas de bomba durante a manhã deste domingo, dia da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

De acordo com a PM, um homem de 31 anos foi detido no ponto de revista na entrada da festa na Esplanada dos Ministérios por volta de 9h. Ele foi encaminhado para a 5ª Distrito Policial na capital.

“O homem estava vindo do Rio de Janeiro para participar do evento e durante a revista foi encontrado fogos de artifício e uma faca tipo ‘peixeira’”, disse a polícia em comunicado.

Ainda pela manhã, a polícia também relatou ter sido acionada para averiguar dois relatos de “pacotes suspeitos” nas estações 108 Sul e Central do metrô de Brasília. Equipes foram enviadas para os locais sob a suspeita de bomba.

“O objeto da estação Central era apenas uma mochila vazia e o saco da estação 108 era um saco com restos de obras que foi depositado nos trilhos do metrô”, disse o órgão em outro comunicado.

A segurança em Brasília tem sido reforçada nos últimos dias após a prisão de George Washington de Oliveira Sousa, que confessou ter planejado um ataque à bomba em Brasília para provocar o caos antes da posse –um artefato explosivo foi apreendido.

(Reportagem de Fernando Cardoso)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ000E9-BASEIMAGE