O Project December é uma plataforma que permite a qualquer pessoa desenvolver seu próprio chatbot, com Inteligência Artificial (IA) que simula conversas humanas. O sistema, criado pelo desenvolvedor independente Jason Rohrer, foi utilizado por outro homem, identificado como Joshua, 33, para ele conseguir ‘conversar’ com sua falecida noiva.

O robô de mensagens de Rohrer foi batizado de Samantha. A ideia era que a IA de bate-papo conseguisse interagir com as pessoas de maneira amigável. Porém, o escritor Joshua usou a tecnologia de uma forma que fez o chatbot responder como se fosse a sua noiva Jessica, que faleceu em 2012. As informações são do Uol.

O caso se espalhou e a empresa responsável por manter a tecnologia, a OpenAI, decidiu interceder e dar um fim ao projeto.

+ Plataforma de comércio de carros usados Kavak recebe investimento de US$700 milhões

“Acabo de receber a sentença de morte de Samantha de @OpenAI por email”, disse Rohrer numa rede social no início do mês.

O Project December permite a criação de um próprio chatbot usando o sistema de inteligência artificial GPT-3. Essa Inteligência Artificial é especializada em manipular a linguagem humana, capaz de gerar textos em inglês fluente em resposta a qualquer informação.

O GPT-3 é uma tecnologia avançada que imita qualquer estilo de escrita e se passa facilmente por um ser humano.

A plataforma foi disponibilizada em setembro de 2020. O projeto era descrito como uma alternativa para que outras pessoas pudessem treinar e adaptar robôs para sua realidade..

Joshua percebeu que não havia regras que o impedissem de criar um chatbot baseado numa pessoa real. Foi quando criou um robô que falasse como Jessica. O sistema foi treinado usando mensagens de texto que os dois trocavam por celular.

A empresa OpenAI solicitou que Rohrer encerrasse a plataforma ou inserisse empecilhos para evitar essas situações. Rohrer então realizou ajustes para que a IA não deixasse de existir na Internet.

Para o escritor Joshua, a tecnologia o ajudou a superar o trauma da morte da noiva e a processar seu luto.