Por conta da pandemia, muita gente ainda continua trabalhando de casa. Algumas empresas já disseram que vão adotar essa modalidade mesmo após o fim do distanciamento, por isso é preciso ficar atento a algumas dicas de como manter o espaço profissional, sem perder a produtividade.

+ Empresas de tecnologia e saúde se unem para criar certificados digitais de vacinação
+ São Paulo não terá critério para ordenar fila de vacinação

Prepare o seu espaço de home-office em dez passos simples:

  1. Encontre um espaço na sua casa onde possa trabalhar com conforto e concentração. Se tiver crianças pequenas que exigem supervisão, utilize um espaço comum, embora resguardando aquele que será o seu local de trabalho, para influir positivamente na sua organização mental.
  2. Garanta que tem o software necessário instalado e atualizado, e os sistemas de segurança recomendados pela sua empresa, ativos.
  3. Pensando em seu computador, seu celular, suas ferramentas de trabalho em casa, lembre-se: o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado com familiares? Acione o mute da sua chamada e garanta maior conforto para si, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompa nem crie ruido desnecessário.
  4. Obtenha auscultadores de ouvido fiáveis e teste-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as suas conversas nem reuniões, mantendo a confidencialidade e ao mesmo tempo ajudando-o/a concentrar-se.
  5. Agilizar as videoconferências, eliminando as quedas. É fácil, se as imagens dos seus colegas começarem a congelar, e a voz picotando? Então desligue as câmeras de quem não for necessário, mantendo apenas a voz.
  6. Atualize o seu status. Se precisar de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipe. Assim a todo o momento saberão se não estiver disponível, não criando desconforto para nenhuma das partes.
  7. Vista-se adequadamente. O home-office não exige que se vista como para o trabalho, mas exige um mínimo das regras de sociedade, então evite chamadas em que esteja presente de pijama, com um aspeto negligenciado. Irá seguramente, se o fizer, influir na sua performance e confiança transmitida.
  8. Se instale e um local com luz natural ou com boa iluminação ainda que artificial.
  9. Tenha em conta o contexto da imagem e evite um “fundo” desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos mais do que o seu profissionalismo.
  10. Cumpra os horários de trabalho o mais possível e as suas rotinas, ajustando ao seu “local de trabalho” de forma a manter a sua produtividade e a sua sanidade.