Ciência

Holanda estende toque de recolher por coronavírus até 15 de março

Holanda estende toque de recolher por coronavírus até 15 de março

Mulher caminha por uma rua vazia em Amsterdã, em 15 de dezembro de 2020, um dia após o anúncio de um novo confinamento para conter a pandemia - ANP/AFP

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou nesta terça-feira (23) que o toque de recolher no país será estendido até 15 de março, uma medida polêmica em vigor desde 23 de janeiro para combater a disseminação do coronavírus.

O governo informará em 8 de março se a restrição será prorrogada novamente para além de 15 de março, o primeiro dia das eleições legislativas, disse Rutte em uma coletiva de imprensa.

“No momento, ainda estamos em uma fase extremamente difícil”, explicou o premier, acrescentando que uma terceira onda é “inevitável” de acordo com os especialistas.

No entanto, o governo anunciou uma ligeira flexibilização de algumas medidas vigentes, como a reabertura dos salões de beleza.



O fechamento de bares, cafés e restaurantes continua em vigor. As lojas não essenciais, também fechadas, ficarão acessíveis agora, mas com hora marcada e número limitado de clientes.

O toque de recolher, válido entre 21h e 4h30, o primeiro na Holanda desde a Segunda Guerra Mundial, foi estendido pela primeira vez até 2 de março e gerou grandes protestos e distúrbios em todo o país, com mais de 400 prisões.

A medida foi contestada na Justiça pelo Viruswaarheid (“Verdade sobre o vírus”), um grupo que organizou várias dessas manifestações e promove teorias da conspiração sobre a pandemia.

Na semana passada, um tribunal de primeira instância ordenou a suspensão imediata do toque de recolher, considerando que o governo havia abusado da lei especial em que se baseou para impor a medida.

Porém, essa decisão foi anulada enquanto se aguarda um recurso, cuja resolução será emitida na sexta-feira.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel