A rede H&M começará a vender em março um vestido feito de jeans reciclado e madeira. O novo material chamado Circulose, da startup Renewcell, é composto por fibras que parecem com algodão ou seda, segundo o site Fast Company. A peça fará parte da coleção “Exclusive Conscious Exclusive” e custará US$ 149.

A Renewcell fragmenta o algodão e transforma-o em celulose. Na sequencia, o material é transformado em folha de papel, que são enviadas para empresas que o dissolvem para criar as fibras.

Desta maneira, as empresas evitam o algodão virgem, cuja cultura exige uso de água e pesticidas. E também cancelam a emissão de gases, que seria o caso de jeans velhos enviados para aterros ou incinerados.

Para o vestido da H&M, a empresa usou uma mistura de jeans reciclado de 50% e madeira de 50% de florestas manejadas de forma sustentável.

A polpa de madeira é um material que os fabricantes de tecidos já costumam usar. Principalmente na produção de materiais como viscose. Para a Renewcell, o produto será essencial para ter uma produção em grande escala.

Já os jeans usados que geraram a fibra vieram de uma empresa que coleta roupas usadas na América do Norte.

A primeira fábrica da Renewcell pode reciclar 7.000 toneladas de roupas por ano. E a H&M quer migrar para materiais 100% reciclados ou de origem sustentável até 2030, informa o site Fast Company.