A corrida pelos valores esquecidos nas instituições financeiras pode se estender também para as famílias e herdeiros dos correntistas que já morreram. As regras para saque dos valores por terceiros legalmente autorizados ainda serão divulgadas pelo Banco Central. A orientação valerá para herdeiros, procuradores, tutores, curadores, inventariantes e responsáveis por menores não emancipados.

+ 5 dicas para não cair em golpes no resgate de dinheiro esquecido do BC

Desde segunda-feira (7) já é possível consultar a quantia e agendar o saque do valor esquecido. A estimativa é que serão devolvidos mais de R$ 4 bilhões a 28 milhões de clientes.

O calendário é escalonado, conforme a data de nascimento ou abertura da empresa. Nesta semana serão beneficiados os nascidos antes de 1968 e empresas abertas antes dessa data.

No caso de existência de saldos residuais em instituições financeiras, o próprio site informa data e horário de retorno para agendar a retirada. Para isso, é preciso ter conta nível prata ou ouro do portal gov.br, que demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.

Calendário de saque e como consultar os valores

O calendário de agendamento do resgate e a data de repescagem ficou da seguinte forma:

Calendário de consulta e agendamento do Valores a Receber
Calendário de consulta e agendamento do Valores a Receber (Crédito:Reprodução/Banco Central)

E para consultar os valores a receber, você deve seguir estes passos:

1 – Acesse a página Valores a Receber clicando aqui;

2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;

3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;

4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.

Como realizar o cadastro Gov.br?

O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do Governo Federal.

Por exemplo: o nível bronze exige que a pessoa somente se cadastre na plataforma com informações simples, sendo que o prata pede este cadastro inicial e uma confirmação de reconhecimento facial. A ideia é fazer com que as suas informações fiquem mais seguras e impedir que estelionatários acessem dados sensíveis.

E, caso você não tenha um login, se cadastrar é bem simples: acesse o portal Gov.br clicando aqui (caso você ainda não tenha um) ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (Android e App Store);

Com o cadastro feito, na data definida pelo BC, você terá que realizar o acesso com o login Gov.br e indicar em qual conta bancária quer receber o Pix com o dinheiro a receber.