A cervejaria holandesa Heineken pretende acelerar seu plano de suporte à digitalização de pequenos estabelecimentos no Brasil, assim como fazem os apps iFood e Rappi na relação entre lojas e consumidores. Sob o comando do CEO Mauricio Giamellaro, a companhia quer incentivar o uso do Heishop, portal de pedidos da Heineken. A plataforma digital conecta a cervejaria a bares, restaurantes e outros pontos de venda.

Em tempo real, o sistema informa promoções de seus produtos, a capacidade de produção e o tempo de entrega de sua cadeia de distribuição. Para auxiliar nisso, a companhia adotou a plataforma Gofind que, por meio de uma parceria com o Google, mantém o perfil dos varejos atualizado com fotos, endereços, horários e telefones.

A plataforma permite que seja gerado um website gratuito da loja para divulgação. O perfil da empresa no Google e o site ganham postagens automatizadas, baseadas no catálogo de produtos disponíveis naquele local. Esse centro de distribuição digital traz ainda avaliações regionalizadas dos acessos e interações e os pequenos varejistas também recebem análises sobre a popularidade da sua presença digital e o ranking dos produtos mais visualizados perto da sua loja. Desde 2020, a ferramenta atraiu mais de 5 mil lojas – metade delas não tinha presença on-line até então.

(Nota publicada na edição 1268 da Revista Dinheiro)