Famosa por seus chinelos de borracha, a Havaianas – principal marca do grupo Alpargatas, com faturamento de R$ 3,7 bilhões no ano passado – começa a intensificar a estratégia de diversificação de produtos e de mercados. A mais recente tacada é a parceria com a maior grife de bonés do mundo, a New Era, prestes a completar 100 anos de existência. As duas empresas vão criar, em conjunto, dois modelos de sandália, um bucket hat (chapéu de estilo pescador), um trucker (estilo caminhoneiro) e um boné convencional. “Essa collab (cocriação) inédita une duas empresas centenárias que são ícones em seus segmentos, e nos ajuda a ampliar nossa diversificação”, afirmou Fernanda Romano, diretora da Alpargatas. A companhia também detém as marcas Mizuno e Osklen. “É a primeira vez que a Havaianas vai dos pés à cabeça. O máximo que tínhamos chegado era o segmento de óculos de sol, em uma parceria com a Safilo”, disse. Atualmente, a Havaianas mantém parcerias com empresas como Universal Studios, Netflix e Disney, não apenas para licenciamento de marcas, mas no desenvolvimento conjunto de novos produtos. O portfólio inclui óculos, bolsas, chaveiros, vestuário e sacolas de praia. Existe até um acordo com a grife francesa Yves Saint Laurent exclusivamente para as lojas da rede em Paris. Nas próximas semanas, segundo Fernanda, quase 90% das 700 lojas da Havaianas no mundo – 450 delas no Brasil – terão os produtos com a New Era.

(Nota publicada na edição 1185 da Revista Dinheiro)