A Harley-Davidson Riding Academy, programa oficial de orientação para motociclistas, que busca atender desde os mais inexperientes até os que já possuem experiência e desejam aperfeiçoá-las, divulgou uma lista de dicas para quem quer saber mais sobre como pilotar com um passageiro. A ideia da marca é extrair as melhores experiências tanto para o condutor quanto para o garupa.

Para conseguir uma viagem tranquila ao pilotar uma motocicleta, a segurança do piloto e do passageiro devem estar em primeiro lugar. Por isso, a Harley-Davidson Academy resolveu listar 5 dicas para pilotagem com garupa.

+Cyber Monday prorroga Black Friday e promete descontos de até 80% hoje

Confira, abaixo, todas elas:

  • Roupas: A roupa é uma proteção para o motociclista, e não é diferente para o passageiro. É aconselhável que o garupa sempre utilize os mesmos equipamentos de segurança que o piloto usa.
  • Pré-viagem: O passageiro só deve subir na moto quando motor estiver ligado e o motorista estiver pronto para partir. É papel do motorista dizer onde o garupa deve se segurar. Pode ser na alça do banco do passageiro, na barra de segurança ou na sua cintura.
  • Dicas para o garupa: O piloto também deve dar dicas para o passageiro em relação a viagem. Em curvas, por exemplo, o passageiro deve olhar por cima do ombro do piloto, na direção da curva. Ou seja, se é uma curva para o lado esquerdo, ele deve olhar sobre o ombro esquerdo do motorista e vice-versa. Nas curvas, o garupa também deve inclinar o corpo junto com o piloto, e nunca no sentido contrário.
  • Parando a moto: O piloto deve sempre alertar o passageiro para que ele mantenha os pés fora do chão, mesmo em momentos de paradas curtas, como em faróis, ou algo do tipo. Os pés só devem tocar o chão quando o piloto der um sinal, como um aceno com o capacete.
  • Não tente ser radical demais. Para ter uma viagem agradável e oferecer uma boa experiência ao passageiro, evite realizar manobras bruscas e acelerar acima do limite de velocidade das vias.