Um grupo de hackers resolveu retaliar a Embraer nesta segunda-feira (7) vazando dados da companhia na internet. A vingança ocorreu depois que a fabricante de aviões decidiu não ceder ao pagamento de resgate pedido pelos criminosos.

No mês passado, segundo a ZDNet, a fabricante foi vítima de um ataque de ransomware – um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

+ Cadeia de distribuição de vacinas é visada por hackers, alerta IBM
+ Brasil vira alvo de ataques hackers

A companhia, no entanto, não aceitou a negociação e resolveu restaurar os sistemas de backup. Na semana passada, a companhia divulgou nota confirmando o ataque e que teria atingido apenas um ambiente de arquivos da empresa.

Diante da negativa para o pagamento por parte da empresa, os hackers resolveram expor as informações na internet. De acordo com a ZDNet, os arquivos da Embraer eram compartilhados em um site hospedado na dark web, administrado pela gangue de ransomware RansomExx (também conhecido como Defray777).

Entre os dados estavam amostras de dados de funcionários, contratos comerciais, fotos de simulações de voo e código-fonte.