Giro

Hackers encontram chaves que podem levar ao desbloqueio do PlayStation 5

Crédito: Pexels

A Sony tem dificuldades para manter a produção do PS5 devido à escassez global de chips (Crédito: Pexels)

O grupo de hackers Fail0verflow fez grandes avanços no sentido de desbloquear o software do PlayStation 5, ao alegar ter conseguido obter as chaves que lhes poderá permitir acessar ao firmware do console.

Também o engenheiro de segurança da Google, Andy Nguyen, mais conhecido por theflow0, afirma ter conseguido acessar ao menu de configurações de depuração – destinadas a programadores para alterações de software – num PS5 vendido em loja.



+ PlayStation 5 fica mais barato no Brasil; confira os valores

Consideradas ações notáveis pelo nível de acesso que, teoricamente, dão ao software da PS5, ambas foram detectadas pelo site Wololo.net. O firmware decifrado, por meio das chaves do grupo Fail0verflow, permite em teoria que os hackers possam fazer engenharia reversa no software do PS5 e, consequentemente, executar ações como instalar o Linux, emuladores ou jogos pirateados de consoles anteriores da Sony.

A Sony procura agora evitar que os usuários tenham acesso a tipo de ações e tudo fará para corrigir vulnerabilidades e impedir que estas atinjam um público mais amplo.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


As duas descobertas não irão provocar mudanças para os proprietários do PS5, dado que hoje não há qualquer jailbreak – um processo que permite executar software não oficial no console – disponível e, nem o grupo Fail0verflow, nem Nguyen publicaram detalhes dos respetivos hacks. Nguyen já disse que não planeja divulgar a sua descoberta e o grupo Fail0verflow, segundo o site Wololo.net, adiou a publicação dos seus hacks referentes ao PlayStation 4 até que a Sony resolvesse as vulnerabilidades, sendo possível que agora faça o mesmo.