A Kaspersky, uma empresa de segurança digital russa, descobriu uma rede de hackers brasileiros que estavam roubando clientes de 12 bancos no México, Chile, Portugal, Espanha e Brasil. Eles utilizavam malwares para acessar os navegadores e a memória dos computadores e obterem acesso a logins e senhas dos bancos das vítimas.

Os vírus Guildma, Javali, Melcoz e Grandoreiro tinham como alvos bancos da China e dos Estados Unidos, segundo o UOL, e esses hackers brasileiros estariam montando uma rede apoio em outros países do mundo com o objetivo de exportar os quatro malwares.

+ Grupo de hackers russos está atacando trabalhadores home office dos EUA
+ EUA diz que hackers chineses podem colocar vacina contra covid-19 em perigo
+ Google alerta para ataques de hackers usando a COVID-19 como isca

Especialistas da Kaspersky acreditam que os alvos desses vírus estavam direcionados a bancos do exterior pelo fato de que fora do Brasil a vigilância no internet banking é muito mais fraca e as instituições financeiras parecem não ter tantos recursos contra as fraudes.

Esses vírus teriam sido espalhados pela velha tática do email simulando problemas na conta bancária ou com o cartão de crédito da pessoa. Ao clicar nesses links internos, as vítimas acabam instalando o vírus e possibilitando um acesso remoto do próprio computador, deixando-o exposto a coleta de informações.

No momento em que a pessoa acessa o internet banking, o computador pode travar e os hackers ganham tempo para iniciar o roubo.