Toda a tecnologia que os carros elétricos da Tesla trazem abre a porta para problemas de segurança. Estes já foram detectados no passado e até resolvidos, mas não deixam de surgir novas situações relevantes e preocupantes.

Um hacker garante ter acesso a 25 carros elétricos da Tesla pelo mundo, e garante ter a capacidade de controlar estes carros remotamente e sem limites.

+ Califórnia revisa abordagem para regular testes de direção autônoma da Tesla

Ele tem apenas 19 anos, mas parece ter conseguido realizar algo que muitos têm tentado sem sucesso. De acordo com o que revelou na sua conta do Twiteer, David Colombo garante que tem acesso a mais de 25 carros elétricos da Tesla espalhados por 13 países.

Garante que, além de conseguir acessar remotamente aos carros, também é possível controlar estes automóveis e saber com precisão a sua localização. Não revelou ainda publicamente como o consegue fazer, mas entregou esta informação à Tesla para avaliação.

Com base na Alemanha, David Colombo revelou também que o problema está associado à forma como a informação necessária para se ligar aos carros elétricos. Esta é guardada pela Tesla de forma insegura e assim se torna simples de ser acessada e consultada.

Do que publicou no Twitter, o controle dos carros que conseguiu não permite interferir na condução. Ainda assim, tem a capacidade de ligar o sistema de entretenimento ou as luzes dos carros. Pode ainda desbloquear os veículos sem usar a chave e desativar os sistemas de segurança.

Uma publicação feita mais tarde revelou que já entrou em contato com a equipe de segurança da Tesla e que estes já estavam investigando o problema. A fabricante dos carros elétricos deverá em breve contactar e dará atualizações que surjam sobre esta falha dos veículos.

Esta é mais uma situação de segurança que afeta os carros elétricos da Tesla e que não se esperava. Toda a tecnologia associada e que remotamente pode ser acessada abre as portas a qualquer hacker, que assim pode assumir o controle remoto.