Preço baixo e vendas em grande escala são táticas de Alberto Saraiva desde que ele começou a empreender. Sua rede mais famosa, o Habib’s, levou isso ao extremo ao oferecer por anos as famosas esfihas por menos de R$ 1. Ele também replicou esse modelo na rede Ragazzo, que apesar da proposta italiana tem como carro-chefe as coxinhas, representando entre 60% e 70% do faturamento da rede. Neste ano, o grupo empresarial projeta faturamento de R$ 2,7 bilhões, com lucro líquido entre 10% e 15%. Para a estratégia dar certo, a chave é a verticalização da produção, controlando desde o preparo da carne e do queijo, até a venda ao consumidor. Em 2023, a rede Habib’s completa 35 anos e o grupo inaugura uma nova fase em sua história, com o lançamento de duas empresas, a Mita, de marmitas, e a Cabulosa, de pizzas.

É difícil dissociar o Habib’s de seu criador. Saraiva até já se afastou da posição de presidente, em 2015, mas retornou quatro anos depois. “Nos negócios, o fundador tem outra pegada, que é diferente do que qualquer executivo”, disse em entrevista à DINHEIRO, depois de um estratégico sabático em silêncio. Saraiva criou polêmicas com clientes e franqueados após se posicionar politicamente a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e pela eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. Um aprendizado e tanto. Mais da metade dos seus 70 anos (a serem completados em novembro) foram dedicados ao grupo. A primogênita é a rede de churrascaria Tendall, com 45 anos.
Atualmente, além da função de CEO, o empresário acumula a de COO, ficando à frente de toda a operação. “Eu quero fazer deste o melhor ano de toda a nossa existência”, disse. Um dos grandes projetos para isso já foi iniciado: a campanha Combos Irresistíveis, que oferece dez esfihas de carne por R$ 14,90.

DIRETO PARA CASA Novas empresas do Grupo de Saraiva foram desenvolvidas para o delivery (Crédito:Divulgação)
Divulgação

Na fase inicial, os resultados são promissores, com algumas lojas dobrando o faturamento e com recordes de venda. A médio prazo, os planos para as empresas contemplam a expansão das unidades. O Habib’s sai das atuais 280 lojas para 414 em cinco anos. Já o Ragazzo, que recentemente passou por uma reformulação no cardápio de comida e de bebidas a proposta é sair das 242 lojas para 474 em 2028.

QUENTINHAS E PIZZAS As novas apostas de Saraiva são duas empresas. A primeira é a Mita, que oferece 19 opções de marmitas, como frango à parmegiana, panqueca e escondidinho de carne seca. Ela foi desenvolvida com base na oportunidade de mercado, já que na visão de Saraiva não há nenhuma grande empresa que domine o segmento. A segunda é a Cabulosa, de pizzas, oferecidas em 22 sabores. Elas seguem uma proposta artesanal, com massa aberta na hora, motivo pelo qual os valores são mais altos, fugindo um pouco da premissa de preços baixos, mas ainda assim abaixo do que Saraiva considera praticado pela concorrência. Os valores são a partir de R$ 70.
Ambas funcionam por delivery e usam a estrutura do Habib’s e Ragazzo para produção. Isso possibilita capilaridade para as marcas, que já nascem com projeções grandes de operação. “Presencialmente eu não vou ter maior número de lojas do que os grandes concorrentes internacionais, mas no digital, talvez eu consiga”, disse Saraiva. O investimento em cada uma das novas empresas, considerando criação da marca e desenvolvimento do cardápio, está em torno de R$ 5 milhões e R$ 10 milhões.

De acordo com a pesquisa Alimentação Hoje: A Visão do Consumidor, da consultoria em food service Galunion, o alimento preferido para pedir em delivery é a pizza, com 57% das respostas. “Faz muito sentido ter uma empresa ligada a pizzas”, disse a fundadora e CEO da consultoria, Simone Galante. Quanto a Mita, a consultora explica que o home office favorece o mercado de quentinhas, uma vez que “as pessoas continuam buscando alternativas que caibam no bolso para se alimentar no trabalho híbrido.” Ao esquecer a política e voltar-se exclusivamente ao business, Saraiva mostra onde tem faro e apetite.