São Paulo, 21 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, criticou a “reverberação muitas vezes maior do que o fato” em relação aos casos de coronavírus detectados em frigoríficos brasileiros. “A reverberação muitas vezes é maior do que o fato. Essa é uma preocupação grande porque, quando você distorce a informação e ela chega lá fora, temos tido problemas com isso”, disse a ministra em webinar promovida na tarde desta terça-feira, 21, pelo site Jota.

Segundo a ministra, o avanço da covid-19 para o interior do País acaba “acessando municípios com o agronegócio forte, além de plantas e frigoríficos”. “Mas este setor tem sido pouco afetado de maneira geral e, além disso, fizemos protocolos com entes públicos e privados e infectologistas (para prevenir a disseminação da doença nos frigoríficos)”, continuou. “Há poucos casos detectados em relação ao número de funcionários (nos frigoríficos)”, disse, e completou: “no Brasil, porém, é complicado, porque a gente tem vários setores que acabam trazendo cada um a sua opinião, mas isso faz parte da democracia.”

+ China libera retomada das exportações do frigorífico Agra Agroindustrial
+ Tereza Cristina: habilitação de novos frigoríficos à China deve demorar mais

No mesmo webinar, o consultor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, lembrou que nos Estados Unidos o nível de abates de animais chegou a cair 40% por causa do fechamento de plantas frigoríficas em razão da covid-19. “Aqui no Brasil nada disso aconteceu e é bom lembrar disso.”