Giro

Guerra na Síria tem mais de 350.000 mortos, um total ‘subestimado’ (ONU)

Guerra na Síria tem mais de 350.000 mortos, um total ‘subestimado’ (ONU)

Fumaça se espalha após bombardeio aéreo, perto da cidade síria de Kafraya, na província de Idleb, em 7 set. 2021 - AFP/Arquivos

A guerra na Síria deixou pelo menos 350.209 mortes, de acordo com um novo balanço da ONU – informou a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, ressaltando, porém, que é um número “subestimado”.

Neste balanço, referente à década de março de 2011 a março de 2021, foram consideradas apenas as vítimas de identidade conhecida e que tinham data e local precisos do óbito estabelecidos.

Este número “não é e não deve ser visto como um balanço exaustivo do número de mortos na Síria durante este período. Reflete um número mínimo verificável e, sem dúvida, subestima o número real de mortos”, frisou Bachelet, no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

A título de comparação, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), cujos números são considerados referência, divulgou em 1º de junho um balanço que eleva para 494.438 o número de mortes desde o início do conflito.



Bachelet destacou o fato de uma vítima em cada 13 ser mulher (26.727 óbitos) e, igualmente, uma em cada 13 ser criança (27.126 óbitos).

Ainda segundo os números da ONU, o maior número de mortos aconteceu em Aleppo (51.731 mortos), seguido dos arredores de Damasco (47.483) e Idlib (33.271).

“Há muitas outras vítimas que não deixaram testemunho, ou documento, sobre sua morte, e não pudemos revelar sua história”, lamentou Bachelet.

A alta comissária voltou a pedir a criação de “um mecanismo independente com um forte mandato internacional” para lançar luz sobre o destino de inúmeras pessoas desaparecidas durante a guerra na Síria.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km