Giro

Guedes chama Marcos Pontes de ‘burro’ e critica gestão do orçamento, diz jornal

Crédito: Washington Costa/Ministério da Economia

Para Guedes, Marcos Pontes gasta dinheiro em "foguete" ao invés de fomentar a ciência no Brasil (Crédito: Washington Costa/Ministério da Economia)

Parte principal em um fogo amigo dentro do governo Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, resolveu mirar sua atenção ao também ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). Em reunião nesta terça-feira (26), Guedes teria chamado Pontes de “burro” e que ele não entende de gestão.



A reunião foi feita com integrantes da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, com parlamentares da base governista e da oposição. O ministro teria dito que seus colegas de governo não executam os recursos disponíveis e deixam valores parados, e que há muita incompetência com o dinheiro público.

+ Bolsonaro volta a falar em privatizar Petrobras e diz que estatal dá ‘dor de cabeça’

Segundo informações da Folha de SP, o ministro se referia a Pontes sempre chamando-o de “astronauta”, dando a entender que ele vive no “espaço” e não entende de gestão.

Na reunião, os deputados cobraram R$ 600 milhões que foram retirados da área pelo Ministério da Economia e Guedes argumentou que cerca de 59% da execução orçamentária da pasta para o ano não foi feita. Ele teria dito que sempre defendeu investimentos em ciência, mas o dinheiro foi parar em “foguetes”.



Os disparos ainda miraram em Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Onyx Lorenzoni (Trabalho). No caso do último ministro, Guedes disse que Onyx só se preocupava em participar de eventos de pouca importância pelo Brasil, como inauguração de campinhos de futebol, distribuindo medalhas e troféus em campeonatos, ao invés de pensar em outras prioridades.

Ele afirmou que quem define para onde vão os recursos do governo é a Casa Civil e que a Economia só repassa a verba. Teria dito que aceita devolver o dinheiro do Ministério da Ciência, mas somente após conversar com um técnico da pasta, sem negociar com o “astronauta”.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?