Economia

Guedes acredita que conselheiros podem levar Bolsonaro a impeachment

Crédito: Agência Brasil / Arquivo

Guedes acredita que conselheiros estão levando Bolsonaro a um caminho de irresponsabilidade fiscal visando a reeleição em 2022 (Crédito: Agência Brasil / Arquivo)

Irritado com a forma como o governo Bolsonaro encaminha seus próprios gastos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os conselheiros do presidente o estão levando para uma zona de impeachment.

Ele disse isso após uma debandada de dois integrantes da equipe ministerial, os economistas Paulo Uebel e Salim Mattar, nesta terça-feira (11). Para Guedes, os conselheiros do presidente estão defendendo romper o teto de gastos – estabelecido na Constituição – apenas por motivos eleitorais e disse que vai “brigar com ministro fura-teto”.

+ Guedes anuncia ‘debandada’ com saída de Salim Mattar e Paulo Uebel da Economia
+ Maia, Guedes e Arthur Lira se unem para defender manutenção de teto de gastos
+ Guedes: Não se espantem com alíquota de CBS

“Os conselheiros do presidente que estão aconselhando a pular a cerca e furar teto vão levar o presidente para uma zona sombria, uma zona de impeachment, de irresponsabilidade fiscal. O presidente sabia disso, o presidente tem nos apoiado”, disse Guedes após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O ministro disse que o governo precisa fazer a coisa certa se quiser se reeleger. “Se o presidente quiser ser reeleito temos que nos comportar dentro dos orçamentos, fazendo a coisa certa, enfrentando os desafios de reformas. Essa é a forma que um governo pode dar certo e merece ser reeleito.

A batalha em torno do teto de gastos acontece em um momento em que setores políticos tentam romper a regra estabelecida pela Constituição, de que as despesas só podem crescer o equivalente ao gasto do ano anterior corrigido pela inflação.

A ideia desses setores é alterar a regra para permitir que o governo amplie os gastos em momentos de crise para estimular a economia.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?