Adotando uma tecnologia de realidade aumentada, a Gucci lançou seu primeiro par de tênis totalmente virtuais. O “Virtual 25” custa US$ 12 (cerca de R$ 66 na conversão atual) no app da marca de luxo ou US$ 9 no app da Wanna e poderá ser usado em redes sociais e jogos online.

O Gucci Virtual 25 é um tênis cano alto nas cores verde, rosa e azul e pode ser usado como um filtro no Instagram, por exemplo. Além da mídia social de fotos e vídeos, o tênis pode aparecer na plataforma de realidade virtual VRChat e no jogo Roblox.

+ Feriadão SP: veja o que funciona e o que fecha na capital
+ Fim da PlayStation Store no PSP, Vita e PS3 é preocupante

Para os próximos anos, a ideia da grife de luxo é ampliar o catálogo de tênis e sapatos virtuais, criando novos modelos que possam ser utilizados em aplicativos, além de digitalizar o portfólio de sapatos do mundo real para que os clientes possam “testar” os produtos antes da compra.

Segundo o Yahoo, esse tipo de compra não torna o produto propriedade do usuário, uma vez que eles não podem ser revendidos. É como acontece com as compras em plataformas de música digital, por exemplo, onde o usuário paga para ouvir a música, mas não recebe os direitos de revenda daquele produto.

O Virtual 25, no entanto, não foi a estreia da Gucci no mercado de calçados digitais, uma vez que a marca já apresentou peças para os avatares do game Pokémon Go e para o The Sims.