Sustentabilidade

Greta Thunberg recebe Prêmio Internacional da Paz das Crianças

Greta Thunberg recebe Prêmio Internacional da Paz das Crianças

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Kailash Satyarthi (E) entregou os prêmios a Luisa Neubauer (C - em nome de Thunberg) e Divina Maloum (D) - ANP/AFP

A jovem ativista ambientalista sueca Greta Thunberg recebeu nesta quarta-feira o Prêmio Internacional da Paz das Crianças 2019 por sua ação em favor do clima, que teve eco entre milhares de estudantes do mundo.

Divina Maloum, uma ativista pela paz camaronesa, de 15 anos, também recebeu o prêmio concedido pela fundação holandesa KidsRights, que reconhece todos os anos desde 2005 um menor de idade por seu compromisso com os direitos das crianças.

Em uma curta mensagem escrita, Thunberg, que se encontra atualmente no meio do Atlântico, se disse “incrivelmente agradecida e honrada”, e lamentou não ter podido assistir à cerimônia de entrega dos prêmios, que foi realizada em Haia.

A sueca, de 16 anos, partiu em meados de novembro dos Estados Unidos a bordo de um catamarã, com o objetivo de assistir à reunião climática da ONU COP25 em Madri no início de dezembro.

Thunberg adquiriu renome mundial após lançar em agosto de 2018 suas sextas-feiras de “greve escolar pelo clima”, uma iniciativa rapidamente seguida por dezenas de milhares de jovens no mundo.

“A crise climática é o desafio de paz de nossa época”, destacou Luisa-Marie Neubauer, ativista alemã do movimento Fridays For Future, que recebeu o prêmio em nome de Thunberg.

Veja também

+ Caixa libera FGTS emergencial para nascidos em julho nesta segunda-feira (10)

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?