O número de casos suspeitos de covid-19 não para de subir em todo o Brasil e já causa preocupação em relação a uma segunda onda. Médicos relatam que algumas regiões já estão com hospitais lotados.

Segundo O Globo, uma análise feita pelo Info Tracker – ferramenta que monitora o avanço da covid-19 em São Paulo – aponta um aumento de 10,7% nos casos suspeitos de covid-19 na Grande São Paulo.

+ Enxaguante bucal mata covid-19 em 30 segundos em laboratório, diz pesquisa 
+ Duas vacinas contra covid-19 reportam eficácia de 95%

Para se ter uma ideia, em 1º de novembro, a região tinha 597.348 registros. Nesta terça-feira (17), o número subiu para 661.081. Na capital paulista, o aumento é de 10% nos últimos 17 dias.

A ferramenta Info Tracker, do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, desenvolvida por professores da USP e Unesp, monitora diariamente 92 cidades do Estado de São Paulo, por meio dos registros municipais de saúde.

O estudo mostra ainda aumento de 28% nas internações em hospitais públicos da cidade de São Paulo nos últimos sete dias. Em 11 de novembro, eram 564 pessoas internadas com covid-19. Nesta terça, foram 722.

Além da capital, Sorocaba (24%), Grande SP Sudeste (18%), Grande SP Oeste (14%), Grande SP Norte (13%), São José do Rio Preto (11%), Taubaté (10%) e Baixada Santista (6%) também apresentaram aumento no número de internações devido à covid-19.

O alerta do aumento de número de casos tem sido feito repetidamente por profissionais da área da saúde.

Nesta quarta-feira, por exemplo, um grupo de infectologistas de São Paulo divulgou carta aos amigos comentando a lotação dos hospitais e recomendando fortemente um novo isolamento domiciliar em São Paulo.