Giro

Governo vai vacinar crianças, mas exigirá prescrição médica, diz Queiroga

Crédito: Agência Brasil

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na quinta-feira, 23, que o governo federal vai vacinar crianças de 5 a 11 anos, mas deve requisitar prescrição médica (Crédito: Agência Brasil)

Após abrir uma consulta pública para avaliar se autoriza a vacinação infantil contra a covid-19 no País, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na quinta-feira, 23, que o governo federal vai vacinar crianças de 5 a 11 anos, mas deve requisitar prescrição médica e a assinatura de um termo de consentimento pelos pais. As exigências não existem em outros grupos que já tiveram a vacinação autorizada.

Segundo o ministro, o modelo que vem sendo adotado na Alemanha é o ideal. Lá, disse ele, crianças com comorbidade reconhecida pelos médicos têm prioridade, mas depende de autorização do responsável.



Contágios por covid disparam na véspera do Natal

“(Para) as sem comorbidades, há necessidade de prescrição médica”, afirmou o ministro em entrevista na sede do ministério. “O documento que vai ao ar é um documento que recomenda a vacina da Pfizer. Nossa recomendação é que não seja aplicado de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada à prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa”, disse Queiroga.

Questionada, Anvisa informou que não está nas recomendações que a vacina só possa ser aplicada em crianças após recomendações médicas.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Exigência cria desigualdades, diz infectologista

Para a infectologista Raquel Stucchi, da Sociedade Brasileira de Infectologia, a decisão de vacinar crianças somente com prescrição médica vai gerar uma desigualdade, tendo em vista que crianças com acesso a clínicas privadas conseguirão receitas de forma mais fácil do que aquelas que necessitam do SUS.


“A exigência de receita médica para crianças serem vacinadas contra covid-19 é um entrave e aumentará ainda mais a desigualdade no nosso país, pois poucas serão as crianças que terão acesso a esta prescrição”, afirmou ela.

Insistência na consulta pública

Na entrevista, mesmo após anunciar como se dará a imunização infantil, Queiroga voltou a defender a consulta pública que discutirá com a sociedade a vacina para crianças. Segundo ele, o modelo ideal é o modelo “que a sociedade de cada país decide”. “Os dados que embasaram a decisão [de vacinas crianças] são iniciais, então cabe sensibilidade ao caso”, afirmou.

De acordo com Queiroga, a decisão de como deve ser a vacinação de crianças será anunciada no dia 5 de janeiro, “se todos concordarem com o que estamos colocando em consulta pública”. Logo que a vacina seja colocada no Programa Nacional de Imunizações, Queiroga disse que “em curto espaço de tempo” haverá doses para as crianças. A consulta pública, prevista para entrar no ar nesta quinta-feira, ainda não estava disponível no site do Ministério da Saúde até o fim da noite.

Aval científico

Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, a decisão do Ministério da Saúde de iniciar na quinta-feira, 23, uma consulta pública para colher opiniões sobre a vacinação infantil contra covid-19 no País mesmo depois de a Anvisa ter autorizado a imunização na faixa etária de 5 a 11 anos é criticada por especialistas. Na visão deles, a consulta serve apenas para atrasar a aplicação das doses, uma vez que não foi adotada em outros momentos da pandemia.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos com doses pediátricas da Pfizer foi aprovada pela Anvisa na quinta-feira passada, seguindo o que já havia sido feito por autoridades sanitárias dos Estados Unidos e da Europa há mais de um mês.

Além da Anvisa, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), órgão consultivo do Ministério da Saúde, já afirmou ser favorável à vacinação infantil no Brasil.



Tópicos

adolescentes e crianças covid anvisa coronavac astrazeneca falta postos astrazeneca onde tem calendário de vacinação em guarulhos calendário de vacinação em são paulo calendário de vacinação em são paulo capital calendario de vacinação sp calendário oficial de vacinação em são paulo coronavírus covid SP crianças cronograma vacina covid sp em qual idade está a vacinação em são paulo? Em que idade está a vacinação em São Paulo? envase satisfatório coronavac escala de vacinação em são paulo faixa etaria vacina covid sp fila vacina sp filometro sp locais de vacinação em são paulo mega posto de vacinação são paulo novas datas de vacinação em são paulo novo calendário de vacinação em são paulo ponto de vacinação covid são paulo posto de vacinação covid posto de vacinação covid são paulo prescrição médica quais vacinas estão sendo aplicadas em são paulo? qual a eficácia da vacina coronavac qual a idade da vacinação hoje em são paulo? Qual vacina está sendo aplicada em São Paulo? Queiroga REVACINAÇÃO revacinação em são paulo? São Paulo uma morte 24 horas suspensão coronavac temperatura em são paulo transmissão adolescentes crianças vacina do butantan vacina ja vacina ja cadastro vacinação vacinação 3ª dose vacinação adolescentes Vacinação crianças vacinação crianças governo queiroga vacinação dose de reforço vacinação em carapicuíba vacinação em osasco vacinação em são paulo capital Vacinação Prefeitura de SP vacinometro sp