A Camex (Câmara de Comércio Exterior) publicou no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (18) resolução que reduz a tarifa de importação para bicicletas de 35% para 20%.

Resolução do órgão determina que a taxa vai cair gradativamente, passando para 30% a partir de 1º de março, depois para 25% a partir de 1º de julho, e, por fim, para 20% a partir de dezembro deste ano.

+ Aumentam os apelos para criação de impostos sobre a riqueza

A medida foi anunciada na quarta-feira (17) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nas redes sociais e está publicada no DOU desta quinta-feira.

O patamar de 20%, segundo a Folha de S.Paulo, é previsto na TEC (Tarifa Externa Comum do Mercosul). Só que desde 2011 a alíquota estava em 35% após o Brasil incluir as bicicletas na lista de exceções à TEC.

De acordo com a Folha de S.Paulo, Cyro Gazolla, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas e Similares), disse que a medida não deve resultar em preços menores para o consumidor final e pode comprometer até 4.000 empregos diretos.