Economia

Governo pretende conceder, de forma patrocinada, aeroportos regionais na Amazônia

O governo federal pretende conceder, de forma patrocinada, aeroportos regionais na Amazônia, disse nesta quarta-feira, 23, o secretário de Parcerias em Transportes do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Thiago Caldeira. Segundo ele, o projeto vai ser qualificado na carteira do PPI em novembro e será uma das primeiras concessões patrocinadas do governo federal.

“Vai ser qualificada na reunião de novembro a concessão de aeroportos regionais na Amazônia, está planejada como uma das primeiras concessões patrocinadas do governo federal”, disse Caldeira no evento ‘Amazônia + 21 – Infraestrutura e o desenvolvimento sustentável’, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Diferente de uma concessão comum, a patrocinada envolve uma contraprestação financeira do parceiro público, além da cobrança de tarifa pelo parceiro privado.

Na avaliação do secretário, o plano para esses aeroportos “demonstra a importância que o governo federal dá para a Amazônia e para a integração”. Caldeira não especificou quais seriam os terminais que serão concedidos, ou quando isso irá acontecer.



O secretário comentou ainda que há estudos para avaliar um aumento de capacidade da Hidrovia do Madeira, importante via de transporte localizada no Corredor Logístico Norte. Segundo Caldeira, uma das formas para efetivar esse plano seria uma “possível concessão” da hidrovia.

“Também já está em estudo uma avaliação de pré-viabilidade para se pensar quais são os serviços necessários para ter uma maior capacidade da Hidrovia do Madeira, inclusive para se pensar uma possível concessão da hidrovia. Tem poucos casos pelo mundo a concessão de hidrovia, tem que ser avaliado quais são as possibilidades”, disse.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago