Giro

Governo paulista sanciona regionalização do saneamento no Estado

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sancionou nesta terça-feira, 6, a Lei 17.383/2021, que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico, conforme determina o novo marco do setor. Entre outras medidas, passará a vigorar o chamado subsídio cruzado, ou seja, os municípios com maior sustentabilidade financeira poderão auxiliar os que estão em situação de vulnerabilidade.

“A lei visa viabilizar a universalização de água e esgoto até 2033 com tarifas coerentes. Do contrário, alguns municípios teriam tarifas muito mais altas para atingir as metas”, afirmou ao Broadcast o secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro.

A proposta do Executivo foi debatida na Alesp e aprovada por ampla maioria. Para alcançar a meta prevista em lei, São Paulo contará com quatro Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE): Sudeste (com 370 municípios), Centro (98), Leste (35) e Norte (142).

Os municípios atendidos pela Sabesp foram todos reunidos no bloco Sudeste, relata Santoro. “A Sabesp já tem o serviço universalizado em grande parte dos municípios que tem contrato. Por ser uma empresa forte, ela consegue tomar recursos no mercado e viabilizar tranquilamente a universalização até 2033”, diz o secretário. “A questão da universalização nos municípios atendidos pela Sabesp está resolvida”, avalia o secretário.



Segundo a pasta, a regionalização também abre a possibilidade de compartilhamento de infraestruturas, viabilizando economicamente a universalização dos serviços em municípios menores e com pouca capacidade econômica.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago