O governo brasileiro trabalha para ter uma fábrica da Tesla no Brasil, segundo afirmou através de uma publicação no Twitter, nesta quinta-feira (20) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

A costura pelo acordo envolvendo o governo brasileiro com a companhia norte-americana é feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

+ Tesla vai injetar mais US$ 2 bilhões em ações no mercado
+ Com alta de 39% em quatro dias, Tesla já vale quase US$ 160 bi
+ Tesla prevê produção de 500 mil veículos por ano em nova fábrica na Alemanha

Apesar de não haver confirmações de data e local para a instalação da fábrica da maior fabricante de carros elétricos de luxo no mundo, o site NSC Total indicou que Santa Catarina, mais especificamente a cidade de Criciúma, pode ser o destino da empresa de Elon Musk, empresário com os maiores rendimentos do ano.

“Ministro Marcos Pontes operou ouvido ontem e hoje estava em videoconferência conosco e Sr. [William] Popp da embaixada dos Estados Unidos no Ministério da Ciência tratando de atrair para o Brasil fábrica da americana Tesla, empresa de tecnologia renovável que produz baterias e carros elétricos”, disse Eduardo Bolsonaro no Twitter.

Ontem (19), o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) indicou à Veja que a expectativa é instalar a fábrica da Tesla no Brasil até 2023.

De acordo com a agenda pública do ministro Marcos Pontes, no último dia 12 aconteceu uma reunião entre ele e representantes brasileiros da marca, incluindo Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla.

Tramita no Congresso um projeto de lei que pretende beneficiar até 2029 veículos movidos a bateria feitos no País. A isenção de alguns impostos, como IPI e de importação são indicados no texto e podem servir como atrativo nas negociações com a empresa.

Assinado por Daniel Freitas, o Projeto de Leit (PL) 4825/19 aguarda análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara.

Nos últimos dias a Tesla indicou que vai seguir ampliando seus negócios, após uma série de bons resultados operacionais, sobretudo alta valorização no mercado acionário. A meta é chegar ao clube de empresas com mais de US$ 650 bilhões em valor de mercado e se juntar à Apple, Amazon, Microsoft e Google.

Chegar ao Brasil é abrir caminho para a expansão do mercado latino-americano.