Giro

Governo libera crédito extra de R$ 700 mi em apoio às regiões afetadas por chuvas

Crédito: Divulgação/Governo da Bahia

Chuvas castigaram Bahia e Minas Gerais neste início de ano (Crédito: Divulgação/Governo da Bahia)



O presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões em favor do Ministério da Cidadania. O texto foi publicado há pouco em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e, segundo o governo, “visa ao enfrentamento das consequências das fortes chuvas que acometeram diversas regiões do Brasil, principalmente os Estados da Bahia e de Minas Gerais, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas, em decorrência de alagamentos, deslizamentos de terra e danos à infraestrutura local, com interdição de estradas, quedas de pontes e viadutos e interrupção de fornecimento de energia elétrica e água potável”.

+ Chuvas fortes deixam 31 mortos na BA e MG; temporais chegam em SP

O Brasil já contabiliza ao menos 31 mortes pelas fortes chuvas que atingem o País neste fim de ano. Após terem se intensificado em dezembro, os temporais causaram estragos principalmente na Bahia, que já registrou ao menos 25 mortes pelas chuvas. Agora, estão se espalhando em maior intensidade para outras regiões e voltando a castigar Minas Gerais.

Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, ao menos seis pessoas já morreram por causa dos temporais no Estado. Ao todo, 3.007 moradores do Estado estão desabrigados, enquanto 12.467 estão desalojados.




Na Bahia, conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), já são 37.035 desabrigados e 54.771 desalojados. O número total de atingidos é de 643.068 pessoas. A Bahia está enfrentando o pior acumulado de chuvas do mês de dezembro desde 1989, informou o governo estadual nesta semana.






Tópicos

1º de janeiro de 2022 abafado acumulado de chuvas Amargosa (2) Atlântico Aurelino Leal (1) e Itabuna (2) Bahia Bahia tem dezembro mais chuvoso em 32 anos Barra do Rocha Bolsonaro Camamu Caravelas Cemaden centro centro e leste de Goiás Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais chuva em dezembro chuva em grande parte do país chuva forte chuva no Centro-Oeste chuvas chuvas em Minas Gerais chuvas em São Paulo chuvas fortes chuvas na Bahia chuvas na praia cidade com o maior número de óbitos cidades da Bahia estão em emergência climatologia climatologia da chuva crédito extra dados meteorológicos desabrigados desalojados dezembro Distrito Federal El Niño Estações Meteorológicas do Inmet Gandu Governo da Bahia Igrapiúna Ilhéus Inmet Inmet alerta para fortes chuvas no país até 1º de janeiro Instituto Nacional de Meteorologia Itaberaba (2) Itabuna Itamaraju Itamaraju (4) Itapetinga (1) Jucuruçu (3) Lençóis litoral Macarani (1) massa de ar úmida Minas Gerais morte registrada em Ilhéus MP muita chuva muita chuva em grande parte da Bahia municípios baianos noroeste de Minas Gerais Norte norte de Minas Gerais Norte e Sudeste número de feridos Oceano Pacífico Pacífico Pedra Azul pessoas foram afetadas pelas chuvas pessoas tiveram de deixar suas casas Porto Seguro Prado (2) quedas de granizo Quente reconstrução recuperação REGIÃO SERRANA Regiões Sudeste e Centro-Oeste Ruy Barbosa (1) Salinas Salvador situação de emergência Sudec sul do Rio de Janeiro sul e leste de Minas Gerais Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia tempestades temporais Valença Virada do ano vítimas fatais das chuvas ZCAS