O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (30) o aplicativo do Cadastro Único. A nova versão da ferramenta disponibiliza mais opções aos usuários, como o auto cadastramento, mapa com os pontos de atendimento mais próximos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual.

O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS e, segundo dados do governo, há mais de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados. O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela.

+ Caixa conclui pagamento da parcela de março do Auxílio Brasil

De acordo com nota do Governo Federal, a modernização do aplicativo vaio gerar novos cruzamentos de dados a partir de mais de 36 bilhões de registros. A expectativa é que o auto cadastramento reduza o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados.

“A tecnologia vai facilitar ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do Governo Federal”, afirmou o ministro da cidadania, João Roma.