Política

Governo indica que pode ampliar o vale-gás e criar voucher para caminhoneiros, diz Pacheco

Crédito: Arquivo / Reuters

Os dois temas seriam incluídos no texto da chamada PEC dos Combustíveis, em que a União disporá de 29,6 bilhões de reais (Crédito: Arquivo / Reuters)



BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira que o governo sinalizou estar disposto a ampliar o auxílio gás ou até mesmo criar o chamado “voucher” a caminhoneiros.

Os dois temas seriam incluídos no texto da chamada PEC dos Combustíveis, em que a União disporá de 29,6 bilhões de reais para compensar Estados que aderirem à isenção tributária do GLP e do diesel, e ainda àqueles que reduzirem alíquotas do etanol.

“Há essa intenção por parte do governo, além da excepcionalização do teto para atingir o ICMS desses combustíveis, se ter alguma política direcionada a esses setores”, disse o presidente do Senado.

+ Líder dos caminhoneiros diz que Bolsonaro mente e joga população contra Petrobras




A inclusão dos benefícios, no entanto, alertam Pacheco e o relator da proposta, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), ainda passa por avaliações jurídicas e legais por parte da consultoria do Senado e da Advocacia Geral da União (AGU). Há entraves da lei eleitoral à concessão de alguns benefícios. Ainda haverá conversas entre o presidente do Senado e líderes de bancada para a definição de um cronograma de votação da PEC.

LEI DAS ESTATAIS

Pacheco avaliou ainda que uma mudança na Lei das Estatais e nas regras de governança não seria uma saída para combater a atual da alta dos preços dos combustíveis.


“Não me parece que seja a solução, diante de um problema casuístico circunstancial em função de uma guerra, do aumento do preço dos combustíveis, haver uma alteração de uma lei que foi concebida, que foi dentro de critérios para poder se ter regras em relação às estatais para diminuir interferência política e dar mais governança a essas empresas. Me parece que isso não é necessariamente uma solução para o problema que nós enfrentamos hoje”, disse o presidente do Senado a jornalistas.

“Mas obviamente vamos ouvir as ideias que serão materializadas ou em medida provisória ou em projeto de lei.”

Ao citar medidas já votadas pelo Congresso na intenção de reduzir os preços dos combustíveis, o senador cobrou que a Petrobras assuma seu papel social, mas também pontuou que o governo não está apartado da empresa e que é ele o responsável pela escolha de seu comando da estatal.

“A Petrobras de fato tem que cumprir a sua função social. O governo tem que entender que não há dicotomia entre a Petrobras e o governo porque é o governo que escolhe o seu conselho e consequentemente a sua diretoria, define o seu presidente, a União é a principal acionista, da Petrobras e tem o controle da Petrobras”, disse o presidente do Senado.

Lembrou, ainda, que há um projeto aguardando votação na Câmara que cria uma conta de estabilização de preços dos combustíveis. Pacheco argumentou que os excedentes dos dividendos da Petrobras a que a União tem direito poderiam ser revertidos em “especificidades” a caminhoneiros, motoristas autônomos, taxistas e beneficiários do Auxílio Brasil.






Tópicos

50% da média do preço do botijão Agência Nacional de Petróleo agências da Caixa Econômica Federal ANP aplicativo caixa tem áreas atingidas pelas fortes chuvas aumento do gás auxilio brasil auxílio gás beneficiários do Auxílio Brasil beneficiários do Programa Auxílio Brasil benefício de prestação continuada Bolsa do Povo botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo botijões de 13kg BPC cadastro único Caixa Aqui Caixa Econômica Federal calendário de pagamentos cartão de crédito virtual cartão do benefício assistencial casas lotéricas CNN Brasil compra de botijões compra de botijões de 13kg correspondentes bancários Caixa Aqui Covid-19 emissão e entrega de notificação da concessão do Auxílio Gás às famílias famílias afetadas com o aumento do gás e de alimentos famílias atendidas pelo Auxílio Gás famílias inscritas no Cadastro Único final do Número de Identificação Social fortes chuvas em Minas Gerais e Bahia Gás Natural e Biocombustíveis GLP governo federal implantação do Auxílio Gás integrantes do Benefício de Prestação Continuada integrantes na família lojas maior quantidade de integrantes na família melhorar a situação econômica de famílias menor renda per capita Ministério da Cidadania NIS nn pesquisa eleitoral Número de Identificação Social pagamentos de contas em farmácias pec dos combustiveis pessoas das áreas atingidas pelas fortes chuvas preço médio em novembro procedimentos relativos ao saque programa auxílio brasil Qr Code Quais os critérios para receber o Auxílio Gás? Qualidade de vida quantidade de integrantes na família Região Nordeste renda mensal da família Renda per capita renda per capita menor ou igual a um salário mínimo saque do dinheiro Senado Federal situação de vulnerabilidade supermercados transferências bancárias última pesquisa para presidente 2022 cnn Vale Gás valor do Auxílio Gás valor médio nacional do botijão de 13kg valor repassado aos cidadãos