Um estudo publicado na revista Science revela os erros da gestão pública do Brasil, principalmente no âmbito federal, no combate à pandemia. Cientistas brasileiros e americanos participaram do trabalho.

Segundo a publicação, o objetivo foi compreender, medir e comparar o padrão de disseminação de casos e óbitos de covid-19 no país durante o ano passado, entre fevereiro e outubro.

+ PSOL vai ao STF por suspensão de reintegrações de posse e despejos na pandemia
+ STF confirma decisão que determinou a abertura de CPI da Pandemia

Um dos trechos do documento publicado nesta quarta-feira (14) diz: “no Brasil, a resposta federal tem sido uma combinação perigosa de inação e irregularidades, incluindo a promoção da cloroquina como tratamento, apesar da falta de evidências. Sem uma estratégia nacional coordenada, as respostas locais variaram em forma, intensidade, duração e horários de início e fim, até certo ponto associadas a alinhamentos políticos”.

O texto ainda ressalta que “embora a propagação inicial tenha sido determinada pelas desigualdades socioeconômicas existentes, a falta de uma resposta coordenada, eficaz e equitativa provavelmente alimentou a propagação espacial generalizada do SARS-CoV-2”.

O estudo foi divulgado no mesmo momento em que o senado prepara uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo em relação à pandemia.