Economia

Governo fará pronunciamento para defender isenção do diesel e contra o lockdown

Crédito: Pexels

Intenção era fazer pronunciamento nesta terça, mas o presidente quer aguardar a aprovação de projeto de lei que autoriza a compra de vacinas pelas empresas (Crédito: Pexels)

O presidente Jair Bolsonaro deve fazer um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (3) para defender a isenção de impostos sobre o diesel e criticar o lockdown. Diante do aumento de internações pelo coronavírus, governadores em diversos Estados têm medidas de restrição.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a intenção era fazer o pronunciamento nesta terça-feira, mas o presidente quer aguardar a aprovação de projeto de lei, que deve ser votado nesta terça-feira (2), que autoriza a compra de vacinas contra o coronavírus pela iniciativa privada.

+ Bolsonaro: governo estudará como zerar imposto sobre diesel de forma definitiva

O objetivo da fala é explicar as medidas tributárias adotadas para compensar a redução de tributos sobre o diesel e gás de cozinha. A proposta do governo é aumentar a taxação sobre bancos até o fim do ano, além disso, a medida afeta também as cooperativas de crédito e corretoras de câmbio.

O aumento no diesel tem sido ponto crucial para o governo, que sofre pressão dos caminhoneiros de paralisarem as atividades se o valor do combustível não diminuir. O corte no tributo do diesel valerá para março e abril, mas não há previsão para o o fim do prazo da redução do gás de uso residencial.

O presidente tem criticado os governos estaduais e municipais que adotaram restrições de deslocamento e fechamento de comércios por causa do aumento no número de casos de covid no País.

Bolsonaro considera que a atividade econômica não pode ser afetada pelas medidas de saúde, correndo o risco de o número de miseráveis aumentar no país.

Vale destacar que o Brasil completou nesta segunda-feira 40 dias com mais 1.000 mortes de média móvel.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel