(Reuters) – A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira que o governo está fazendo um “esforço concentrado” para mostrar para o Banco Central que é possível reduzir os juros no Brasil.

Tebet falou depois de o governo ter anunciado na véspera uma reoneração parcial de gasolina e etanol por um prazo de quatro meses, associada a uma taxação das exportações de petróleo pelo mesmo período. Alguns participantes do mercado financeiro se mostraram descontentes com a volta apenas parcial dos impostos.

“Se você remunera 100%, você tem um impacto imediato forte na inflação. Consequentemente, você dificulta a possibilidade de uma diminuição da taxa de juros a pequeno prazo, que é o que queremos”, disse Tebet a jornalistas no Palácio do Planalto.

“O que nós estamos fazendo é um esforço concentrado para mostrar para o Banco Central, para a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que o problema da inflação não é demanda. Então isso já é um ponto importante inicial que nos dá tranquilidade e segurança daquilo que estamos falando, que é possível baixar os juros no Brasil, ainda que não nos patamares como nós queremos”, afirmou.

Segundo ela, o governo está “fazendo o dever de casa” ao mostrar segurança jurídica, previsibilidade e estabilidade. Além disso, a preparação de um pacote que envolve a reforma tributária e um novo arcabouço fiscal mostra que “estamos, sim, focados na contenção de gastos”, acrescentou a ministra.

(Por Luana Maria Benedito)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ201JV-BASEIMAGE