Economia

Governo dos EUA pede novo adiamento da 5G para estudar interferência com aviões

Crédito: AFP

Avião se aproxima do aeroporto internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam, nas ilhas Maurício, em 1º de outubro de 2021 - AFP (Crédito: AFP)



As autoridades americanas pediram às operadoras de telecomunicações AT&T e Verizon que adiem em até duas semanas o lançamento de suas redes 5G, que já tinha sido remarcado, em meio a incertezas sobre a possível interferência em vitais equipamentos de voo.

+ Anatel aprova leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G

A implantação da tecnologia de banda larga móvel de alta velocidade, inicialmente programada para 5 de dezembro, já tinha sido adiada e devia ser realizada em 5 de janeiro. Mas os fabricantes de aviões europeu Airbus e americano Boeing expressaram recentemente “preocupação” com a possível interferência da 5G em radioaltímetros, dispositivos que os aviões usam para medir a altitude.

O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, e o chefe da Administração Federal de Aviação, Steve Dickson, fizeram sua solicitação em uma carta enviada na sexta-feira a AT&T e Verizon, duas das maiores operadoras de telecomunicações do país.




A carta oficial pediu às empresas que “continuem fazendo uma pausa na introdução do serviço comercial de banda C”, nível de frequência usado para a 5G, “por um período adicional curto de não mais de duas semanas após a data de implementação, prevista atualmente para 5 de janeiro”.

As empresas não responderam de imediato a um pedido de comentários.

Os funcionários americanos asseguraram às empresas que o serviço 5G poderá começar a funcionar “segundo o planejado, em janeiro, com certas exceções ao redor de aeroportos prioritários”.


A esse respeito, informaram que sua prioridade foi “proteger a segurança dos voos, ao mesmo tempo em que garantem que a implantação da 5G e as operações de aviação podem coexistir com toda a segurança”.

Em fevereiro passado, Verizon e AT&T receberam autorização para começar a usar faixas de frequência de 3,7 a 3,8 GHz em 5 de dezembro, depois de obter licenças no valor de dezenas de bilhões de dólares. Mas após a divulgação da preocupação da Airbus e da Boeing pela possível interferência, a data de lançamento foi adiada para janeiro.

A FAA pediu mais informações sobre os equipamentos e emitiu diretrizes limitando o uso de altímetros em certas situações, o que gerou temores nas companhias aéreas sobre os possíveis custos.

Quando Verizon e AT&T escreveram às autoridades federais em novembro para confirmar sua intenção de começar a implementar a 5G em janeiro, disseram que tomariam precauções adicionais para além das exigidas pela lei americana até julho de 2022, enquanto a FAA conclui sua investigação.

O conflito entre as redes 5G e os equipamentos dos aviões levou as autoridades francesas a recomendarem em fevereiro que os passageiros a bordo desliguem os celulares com esta tecnologia.






Tópicos

3 GHz 4G 5 G resultado leilão 5G 5G aparelhos celulares 5G benefícios 5G huawei 5g INSTALAÇÃO 5g iphone 5g MÃO DE OBRA 5g no brasil previsão 5g OPERADORAS GARGALOS 5G qual melhor smartphone celular 5g samsung 5G smartphones 5G sociedade 5G wifi 5G/LEILÃO/OPERADORAS/TELCOMP/GARGALOS adiamento banda larga móvel de alta velocidade Brisanet celulares compativeis com 5g Claro arrematou o lote E03 Claro vence Telefônica Claro vencedora cloud2u Colômbia como funciona 5G Como o 5G funciona? concessão do 5G concessão do 5G com operadoras Consórcio 5G Sul contratos de concessão do 5G escolas públicas Espírito Santo EUA FÁBIO FARIA França g1 economia Guaíra Guará guia do 5g interferência com aviões internet de baixa qualidade internet nas escolas Ipuã Ituverava Jair Bolsonaro Jardinópolis Leilão 5G leilão 5g anatel leilão 5g ao vivo leilão 5g brasil huawei leilão 5g empresas Leilão 5G legislação Leilão 5G países Leilão 5G quem participa Leilão 5G vantagens Leilão 5G velocidade leilão do 5G lotes 5g lotes leilao 5g Miguelópolis ministro das comunicações Morro Agudo novas operadoras de telefonia celular Nuporanga o que é %G O que muda 5G? Orlândia paises com 5g poco f3 presidente Jair Bolsonaro quais celulares são compatíveis com 5g Qual é a velocidade do 5G? Quem ganhou o leilao 5G no Brasil? Região Nordeste resultado leilao 5g Ribeirão Corrente Rio de Janeiro Sales de Oliveira sansung 5g Santa Cruz da Esperança Santo Antônio da Alegria São Joaquim da Barra smartphone 5g mais barato Telefônica Tem 5G no Brasil? Vivo Winity II Telecom