Giro

Governo de SP pede que municípios sigam PEI após suspensão de vacinação

Crédito: Governo do Estado de São Paulo

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, pediu alinhamento entre os municípios (Crédito: Governo do Estado de São Paulo)

Após a Prefeitura de São Paulo suspender o inicio da vacinação de pessoas de 28 anos, de acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), devido a uma má interpretação da gestão municipal sobre o cronograma de entrega do governo do Estado, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, pediu alinhamento entre os municípios junto ao PEI e alertou sobre o risco de se a antecipar o calendário de vacinação proposto pelo Estado. Apesar do descompasso, a coordenadora garantiu que a suspensão de entradas de novas faixas etárias ao cronograma não interfere na previsão de aplicação de segunda dose da vacina.

A vacinação de pessoas com 28 anos na capital paulista estava planejada para começar na próxima quinta-feira (29), mas teve que ser suspensa por falta de doses. “Toda vez que qualquer município faz uma antecipação de doses, tem sempre um certo risco”, alertou Regiane. “O que a gente solicita aos municípios, que quando eles começam uma vacinação, que eles trabalhem conosco no nosso calendário”, pediu.

+ Anticorpos gerados pela CoronaVac caem após 6 meses, dose de reforço ajuda, mostra estudo

A coordenadora descartou a possibilidade de que a antecipação de vacinação colocou em risco a aplicação da segunda dose da vacina. “Quando nós enviamos doses, nós enviamos a primeira dose para os grupos que nós estamos abrindo, baseado na população IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) daquele município, e enviamos também a segunda dose. Então, em nenhum momento, nós paramos de fazer a segunda dose”.



Regiane relembra que, além da distribuição da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, o Programa Nacional de Imunização (PNI) conta com a vacina da Pfizer. “Sabemos que o Ministério da Saúde tem recebido todos os dias, desde o dia 21, cargas de vacinas da Pfizer”, afirma. A coordenadora, então, faz um apelo pela entrega dos imunizantes de forma urgente e rápida para acelerar a vacinação tanto no Estado de São Paulo quanto no Brasil.

Entrega de vacinas

Na manhã desta segunda-feira, 26, o Instituto Butantan realizou a entrega de mais 1.5 milhão de doses da vacina da Coronavac contra a covid-19 ao PNI. Com o novo lote, as vacinas já enviadas à Saúde somam 60.100 milhões. A entrega foi feita pelo secretário estadual de saúde, Jean Carlo Gorinchteyn. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não compareceu, pois continua em isolamento devido à reinfecção pela covid-19. O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) também não estava presente, pois foi tomar, nesta manhã, a segunda dose da vacina contra a covid-19, em São José do Rio Preto, no interior paulista.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

28 anos toma quando a vacina? agendar vacina covid piracicaba Anhangabaú astrazeneca vacina vencida calendário vacinação como funciona a vacina da pfizer Como se vacinar em São Paulo? coronavírus CORONAVÍRUS/SP/VACINAÇÃO covid Covid-19 De Olho na Fila Diferença entre as vacinas doses da pfizer doses diferentes doses pfizer efeitos colaterais da vacina pfizer Faixa etária vacinação farmacêutica idade para vacina imunizante pfizer intervalo vacina pfizer janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze melhor vacina contra covid 19 mistura de vacina o que é resposta imune? O que fazer ao perder data da vacina? O que fazer se perdeu o dia da vacina? onde é fabricada a vacina da pfizer pandemia pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo peito aumento depois da vacina da covid? Perdi a vacina como fazer? Pfizer pfizer 21 dias pfizer 3 meses pfizer 3ª dose pmvv agendamento vacina covid pode beber depois da vacina pode beber depois da vacina pfizer porcentagem de eficacia das vacinas pra que tomar 3ª dose? Programa Estadual de Imunização Qual a faixa etária da vacina em São Paulo? Qual a faixa etária para a respecagem da vacinação? qual é o intervalo da pfizer? qual o calendário de vacinação em são paulo? qual o nome da vacina da pfizer qual vacina é melhor? qual vacina precisa de 3ª dose? Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? quando me vacino em são paulo? Quando posso me vacinar? quanto tempo pode beber depois da vacina pfizer Quem pode se vacinar na repescagem? quem pode ser vacinado em São Paulo? Regiane de Paula Regiane de Paula governo repescagem Repescagem da vacina o que é? Repescagem São Paulo repescagem vacina repescagem vacinação resposta imune Delta Plus resposta imune variante delta resposta imune variante Gamma Ricardo Nunes São Paulo vacinação sintomas da vacina pfizer sobredose de vacina SP tipos de vacinas tipos de vacinas covid toma vacina vacina vacina 3ª dose vacina covid e bebida alcolica vacina covid pode beber depois de quantos dias vacina da Pfizer vacina da pfizer pode aumentar o peito? vacina intercambiável vacina janssen vacina Pfizer vacina sim vacinação vacinação 28 anos adiada vacinação 28 anos são paulo vacinação balanço brasil vacinação cruzada vacinação em São Paulo vacinação são paulo vacinação trocada vacinas balanço 2021 Vacinas Salvam Vidas