O governo de São Paulo abriu uma possibilidade de parcelamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quem está com os pagamentos atrasados. A medida é válida para os débitos de 2019 e anos anteriores.

Segundo a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, responsável pela cobrança dos tributos estaduais inscritos em dívida ativa, os pagamentos poderão ser parcelados em 10 vezes e os acordos não cumpridos em parcelamentos anteriores poderão ser refeitos.

+ BNDES avalia prorrogar suspensão de pagamento de dívidas
+ Assembleia de SP autoriza suspensão de IPVA para veículo novo durante a pandemia
+ Alesp deve votar ajuste de Doria sem aval de comissão

A expectativa do governo paulista é realizar 600 mil acordos referentes aos débitos de 2018 e 2019, além dos IPVAs anteriores que já estavam parcelados, podendo gerar um recebimento de R$ 400 milhões aos cofres públicos. No ano passado foram realizados 103.787 parcelamentos, onde foram recebidos mais de R$ 162 milhões, segundo a gestão.

Saiba como parcelar o IPVA atrasado

O governo estadual informou que os débitos podem ser consultados no site da Procuradoria Geral do Estado usando o número do documento do veículo. Após isso, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar esses débitos abertos no portal de Dívida Ativa.

Lá, será necessário clicar em “consultar débitos”, ver as dívidas que poderão ser parceladas e clicar em “parcelamento”. Ao finalizar o procedimento, o contribuinte poderá emitir o termo de adesão ao acordo e as guias de recolhimento, que poderão ser pagas em qualquer agência bancária ou lotérica.