Giro

Governo de SC decreta estado de emergência e fecha serviços não essenciais

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), decretou situação de emergência no Estado devido ao avanço do novo coronavírus.

O conjunto de medidas entrou em vigor nesta quarta-feira, 18, e tem validade de sete dias. Estão suspensos os serviços públicos e privados não essenciais, a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro e a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros no Estado. Os ônibus interestaduais podem seguir passando por Santa Catarina, mas não estão autorizados a embarcar ou desembarcar passageiros. As consultas ambulatoriais e os exames eletivos também estão suspensos na rede pública.

O documento especifica que seguem abertos serviços essenciais como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustíveis, funerárias, distribuidoras de água, gás e energia, clínicas veterinárias de emergência, serviços de telecomunicações, órgãos de imprensa, serviços de segurança privada e a coleta de lixo. No setor público, as secretarias de Segurança Pública (SSP), Saúde (SES) e Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) seguem funcionando, além da Defesa Civil. Os aeroportos catarinenses permanecem abertos.

O decreto também proíbe a realização de eventos e reuniões de qualquer natureza, tanto públicas quanto privadas, pelo período de 30 dias. Incluem-se excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

Santa Catarina tem sete casos confirmados de coronavírus e já há transmissão local no Estado.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?