Giro

Governo britânico tenta tranquilizar população sobre a vacina da AstraZeneca

Crédito: AFP/Arquivos

O Reino Unido reservou a vacina contra a covid da AstraZeneca para pessoas com mais de 30 anos (Crédito: AFP/Arquivos)

O governo britânico iniciou uma campanha para tranquilizar a população sobre a segurança das vacinas contra a covid-19, um dia depois de anunciar o fármaco desenvolvido pela AstraZeneca será reservado no país a pessoas com mais de 30 anos como medida de precaução.

Todas as vacinas utilizadas no Reino Unido são “seguras para todas as idades”, mas devido ao risco “extremamente raro” de trombose as pessoas com menos de 30 anos receberão a vacina da Moderna ou da Pfizer/BioNTech, explicou o ministro da Saúde, Matt Hancock, em várias entrevistas.

+ Campeã da São Silvestre, Roseli Machado morre de covid-19 aos 52 anos
+ Covas nega ineficiência do feriadão prolongado e diz que isolamento chegou a 80%

O número de contágios, hospitalizações e mortes – menos de 50 ao dia – provocadas pela covid-19 registrou uma queda drástica após mais de três meses de confinamento, acompanhado por uma das campanhas de vacinação mais avançadas do mundo.

Três de cada cinco adultos receberam a primeira dose da vacina e o Reino Unido, país mais afetado da Europa pela pandemia com quase 127.000 mortes, pretende vacinar todos os adultos até o fim de julho.

Mas a campanha de vacinação, que até agora não havia enfrentado obstáculos, foi afetada pela decisão de reservar o fármaco da AstraZeneca/Oxford para as pessoas com mais de 30 anos, após as informações de casos raros, mas graves, de coágulos de sangue entre um número muito pequeno de vacinados.

“A covid é uma doença terrível e parece que suas sequelas a longo prazo afetam as pessoas de 20 anos tanto como qualquer outro grupo etário. E pode ter efeitos colaterais debilitantes que arruinam sua vida”, advertiu Hancock em entrevista à BBC.

A agência reguladora britânica MHRA anunciou na quarta-feira que registrou 79 casos de trombose raros entre os mais de 20 milhões de vacinados com o fármaco Oxford/AstraZeneca no país, com 19 mortes.

O risco de sofrer trombose depois de ser vacinado é “muito menor que os coágulos produzidos por medicamentos comuns como a pílula anticoncepcional, muito mais raro que a trombose durante a gravidez e muito, muito mais raro que os coágulos devidos à própria covid”, afirmou à BBC o professor Anthony Harnden, vice-presidente do comitê científico que supervisiona a campanha de vacinação britânica.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros