Governo Bolsonaro faz nova troca na presidência da Petrobras após 40 dias

Depois de dar a entender que a direção da Petrobras atua de forma “orquestrada” para prejudicar o governo, Bolsonaro prometeu uma degola geral (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)
O governo decidiu promover mais uma troca na presidência da Petrobras e anunciou na noite desta segunda-feira a demissão de José Mauro Coelho do cargo. Ele havia sido nomeado em abril. Em seu lugar assume Caio Paes de Andrade, nome de confiança do ministro Paulo Guedes e que atuava no Ministério da Economia.
Após 40 dias no cargo, Coelho foi o terceiro presidente da estatal no governo Jair Bolsonaro. Os dois anteriores, também demitidos, são Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna.
+ Boliviana YPFB reduz envio de gás natural à Petrobras em 30%, abaixo do contratado
Depois de dar a entender que a direção da Petrobras atua de forma “orquestrada” para prejudicar o governo, Jair Bolsonaro prometeu uma degola geral no comando da estatal.
“A Bolívia cortou 30% do nosso gás pra entregar pra Argentina. Como agiu a Petrobras nessa questão também? Parece que é tudo orquestrado. O gás, se tiver que comprar de outro local, é cinco vezes mais caro. Quem vai pagar a conta? E quem vai ser o responsável? É um negócio que parece orquestrado pra exatamente favorecer vocês sabem quem”, disse Bolsonaro.
Leia a íntegra de nota do Ministério das Minas e Energia:
Nota oficial – Presidência da Petrobras
O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.
O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.
Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.
Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr Caio Mário Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.
Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.
Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras.
Assessoria de Comunicação Social
Veja também
Tópicos
combustíveis impacto inflação combustíveis impacto subsídios Bolsonaro 2022 como importar diesel Congresso cotação do petróleo diesel reajuste 10 maio 2022 hoje eleições estatais importadores de diesel inflação ingerência intervenção Jair Bolsonaro Paulo Guedes Petrobras amigo de Bolsonaro petrobras aumenta gás para distribuidoras maio 2022 petrobras diretoria petrobras impasse escolha de comando petrobras José Mauro Coelho para a presidência-executiva Petrobras Landim petrobras lucro recorde petrobras novo presidente petrobras ppp petrobras preço dos combustíveis petrobras privatização petrobras tem desvalorização 2022 populismo preço do diesel preço do gás de cozinha preço dos combustíveis pretrobras luna e silva privatização da Petrobras STF