Newsletter

Governo apura se ataques cibernéticos foram feitos por servidores públicos

Crédito: PF

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso (Crédito: PF)

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República quer saber se os ataques aos sistemas dos ministérios foram feitos por acessos de servidores ou colaboradores públicos.

Um alerta do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR), publicado nesta segunda-feira (13),  solicita que os gestores de segurança de redes “atualizem o inventário de ativos em nuvem e realizem auditoria em logs de acesso administrativo buscando por indícios de ações maliciosas ou uso indevido de credenciais. No caso de detecção de incidente, iniciar imediatamente o tratamento, coletar evidências iniciais e informar ao CTIR” diz o comunicado.



Mesmo que não sejam identificados indícios de incidentes, o departamento recomendou bloquear senhas de servidores e colaboradores que estejam afastados (férias, licenças, demissão, etc) e usuários com inatividade superior à 3 meses; fazer campanha para implementação de senhas fortes; impedir o reuso de senhas; controlar acesso em ambiente de nuvem e reavaliar a política de backup.

Saiba mais sobre atriz brasileira confirmada em novo filme da saga Harry Potter

Estão sendo observadas diversas ações maliciosas em ambientes de Cloud, como intrusões, exclusão de dados, dentre outras. Alguns casos de intrusão ocorreram com o uso de perfis legítimos de administrador, o que dispensa, ao atacante, ações para escalar privilégios”, diz a nota do GSI.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


Na semana passada, um ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde tirou do ar informações sobre a vacinação contra a covid-19 de usuários que acessam a plataforma Conecte SUS. Os sistemas de notificação de casos do novo coronavírus e do Programa Nacional de Imunização também foram atingidos. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso.

Outros ataques de hackers contra órgãos do governo foram notificados pelo GSI na noite desta segunda-feira (13). O Gabinete não informou os serviços ou ministérios atacados, apenas que “ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de Governo em ambiente de nuvem”.


 

 

 



Tópicos

acessos de servidores ações maliciosas ambiente de nuvem apurar o caso ataque cibernético ataque cibernético ataque cibernético ministério da saúde ataque cibernético ministério da saúde ataque cibernético ministério da saúde ataque cibernético renner ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde ataques aos sistemas dos ministérios ataques de hackers ataques de hackers contra órgãos do governo auditoria em logs de acesso administrativo Backup carteira vacinal ministério da saúde conecte sus hackers Centro de Prevenção cloud colaboradores públicos Como é chamado o hacker do bem? como recuperar dados conecteSUS como saber se estão usando meu CPF? como se proteger de hackers? conecte sus ConecteSus fora do ar coronavírus CPF alguém usando CPF clonado CPF como saber se está seguro CPF falso CPF golpe financeiro CPF hackers CTIR defacement demissão exclusão de dados férias Gabinete de Segurança Institucional gabinete de segurança institucional governo novo ataque ministério da saúde gestores de segurança de redes golpes black Friday golpes comércio golpes varejo golpes vendedores GSI GSI ataque hacker hackers anonymous hackers ataques 2021 hackers empresas Hackers famosos hackers filmes hackers métodos Hackers ministério da saúde Hackers ministério da saúde site fora do ar hackers online hackers renner hackers resgates hackers sequestros incidentes cibernéticos inquérito intrusões inventário de ativos em nuvem LGPD empresas LGPD hackers licenças meus dados foram vazados ministério da saúde ministério da saúde invasão ministério da saúde sites já voltaram? notificação de casos do novo coronavírus O que os hackers usam para hackear? O que são os hackers? órgãos de Governo Polícia Federal Presidência da República Programa Nacional de Imunização Qual é o melhor hacker? renner e-comerce Renner hacker Renner vazamento reuso de senhas segurança digital segurança digital bloqueio celular segurança digital dicas segurança digital golpes segurança digital justiça segurança digital prevenção segurança hackers senhas de servidores e colaboradores senhas fortes tipos de hackers Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo uso indevido de credenciais usuários com inatividade vacinação contra a covid-19