SÃO PAULO (Reuters) – O governo aprovou nesta quarta-feira a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para um plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas.

A elaboração do plano cumpre uma determinação da lei que permitiu a privatização da Eletrobras e foi coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O plano está estruturado em ações de curto a longo prazo, e em quatro grandes frentes de atuação: aspectos físicos dos reservatórios, dinâmica de operação dos reservatórios, planejamento da operação e da expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e modelagem matemática.

“Ao final, há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de dez anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras”, disse o Ministério de Minas e Energia, em nota.

As ações seguirão uma avaliação multisetorial que privilegie tanto o suprimento energético nacional quanto a preservação dos usos múltiplos da água, acrescentou a pasta.

O plano envolverá metas e indicadores globais de monitoramento, que ainda serão estabelecidos e colocados em consulta pública.

(Por Letícia Fucuchima)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI790Q1-BASEIMAGE