O gosto musical pode estar diretamente ligado a traços de personalidade. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

De acordo os pesquisadores, o gosto musical de cada um é o suficiente para apontar alguns traços de personalidade. O levantamento foi publicado no Journal of Personality and Social Psychology e definiu 23 estilos de música. Voluntários de 53 países preencheram um questionário sobre a sua personalidade e descreveram seu gosto por cada um dos tipos de som.

+ Coachella movimenta economia com o retorno de seu famoso festival de música

Segundo o Metrópoles, os gêneros musicais foram divididos em cinco grupos. O “suave” (soft rock, R&B e música contemporânea com letras românticas e sons mais lentos), “intenso” (rock clássico, punk, heavy metal e power pop), “contemporâneo” (música eletrônica, rap, latina e euro-pop), “sofisticado” (música clássica, ópera e jazz) e “despretensioso” (música relaxante e country).

Os pesquisadores perceberam que pessoas extrovertidas preferem canções do gênero “contemporâneo”, enquanto indivíduos mais organizados e amáveis tendem a gostar das músicas do grupo “despretensioso”. Já os ansiosos e pessimistas parecem escutar mais músicas “intensas”.

O principal autor do estudo, David Greenberg, disse, conforme o Metrópoles, que “ficamos surpresos com o quanto esses padrões entre música e personalidade se replicaram em todo o mundo. As pessoas podem estar divididas por geografia, idioma e cultura, mas se um introvertido em uma parte do mundo gosta da mesma música que os introvertidos em outro lugar, isso sugere que a música pode ser uma ponte muito poderosa. A música ajuda as pessoas a se entenderem e encontrarem terreno comum”.