A Google está implementando novos recursos em seus celulares e nesta quinta-feira (4) anunciou que os aparelhos da linha Pixel farão leitura de informações como ritmo do batimento cardíaco dos usuários. A ideia é incluir a função em outros celulares com sistema Android no futuro.

O aplicativo responsável por fazer a medição será o Google Fit e vai funcionar da seguinte maneira: o usuário colocará o dedo sobre a lente da câmera do celular e, a partir disso, a lente consegue fazer uma análise de pequenas mudanças na cor da pele da pessoa e descobrir se os batimentos cardíacos estão em ritmo normal ou acelerado.

+ Google disponibiliza 2 mil vagas para cursos gratuitos online de tecnologia
+ Google quer combater incêndios com drones
+ Sergey Brin, cofundador do Google, administrará fortuna a partir de Singapura

O padrão já era usado em alguns celulares da Samsung, onde o app Samsung Health fazia a medição para os usuários.

Segundo o Olhar Digital, a câmera também será capaz de fazer uma leitura dos batimentos cardíacos por imagem. Basta que o usuário mire a câmera na região do peito e siga respirando normalmente. A partir dessa rápida análise, o app consegue determinar o ritmo cardíaco da pessoa.

Um ponto importante é o armazenamento de dados e acesso às imagens da câmera, que ficarão salvos no Google Fit e não serão compartilhados com outros programas.