O Google for Startups apresentou um estudo com o impacto e os principais desafios da inteligência artificial (IA) no Brasil.

O relatório “O impacto e o futuro da inteligência artificial no Brasil”, feito em parceria com a Associação Brasileira de Startups e Box 1824, ouviu 702 empresas ligadas a IA, trazendo uma análise da perspectiva dessas startups e lista as soluções necessárias para o desenvolvimento da tecnologia no país.

+ Apple faz mudanças com o iOS 16.1 e traz diversos novos recursos ao usuário

A falta de mão de obra qualificada é um dos principais problemas apontados pelo estudo, com 57% das empresas participantes acreditando que a falta de profissionais qualificados é o que mais atrapalha no desenvolvimento da IA no Brasil.

Também foi destacado no relatório a necessidade de apostar na diversidade, seja ela de pessoas ou até da distribuição regional das empresas. Os números mostram que somente 5,5% das vagas pertencem a mulheres, 5,4% ocupadas por pessoas negras, 5,1% por pessoas LGBTQIAPN+ e 4,8% por pessoas com deficiência.

A desigualdade regional fica evidente ao se observar que somente em São Paulo existem 2.700 startups da área de tecnologia, enquanto que na região Norte, foram mapeadas apenas duas startups.