O sistema operacional Android, do Google, tem quase 3 milhões de aplicativos em sua loja oficial Play Store. Esse grande volume de programas também significa que, às vezes, aplicativos duvidosos escapam das verificações da gigante de tecnologia.

Os pesquisadores do International Digital Accountability Council (IDAC), uma organização sem fins lucrativos, descobriram que um trio de aplicativos populares foi removido da loja por violar as políticas de coleta de dados do Google.

+ Google Shopping ganha ferramentas de preços para a Black Friday
+ Departamento de Justiça dos EUA abre processo antitruste contra o Google

Voltados para crianças, os três aplicativos em questão – Princess Salon, Number Coloring e Cats & Cosplay – tinham mais de 20 milhões de downloads entre eles. A entidade diz que os apps coletaram números de Android ID e AAID (Android Advertising ID).

De acordo com matéria do Tech Crunch, o Google confirmou que removeu os aplicativos depois que o IDAC chamou sua atenção para as violações. “Sempre que encontramos um aplicativo que viola nossas políticas, tomamos providências”, disse um porta-voz da companhia.

O incidente está sendo destacado em um momento em que muita atenção está voltada para o Google e o tamanho de sua operação. No início desta semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou a empresa, acusando-a de comportamento monopolista e anticompetitivo em buscas e publicidade.