Tecnologia

Google remove três aplicativos para crianças por violação de dados

Crédito: Pixabay

Pesquisadores descobriram que um trio de aplicativos populares foi removido da loja por violar as políticas de coleta de dados do Google (Crédito: Pixabay)

O sistema operacional Android, do Google, tem quase 3 milhões de aplicativos em sua loja oficial Play Store. Esse grande volume de programas também significa que, às vezes, aplicativos duvidosos escapam das verificações da gigante de tecnologia.

Os pesquisadores do International Digital Accountability Council (IDAC), uma organização sem fins lucrativos, descobriram que um trio de aplicativos populares foi removido da loja por violar as políticas de coleta de dados do Google.

+ Google Shopping ganha ferramentas de preços para a Black Friday
+ Departamento de Justiça dos EUA abre processo antitruste contra o Google

Voltados para crianças, os três aplicativos em questão – Princess Salon, Number Coloring e Cats & Cosplay – tinham mais de 20 milhões de downloads entre eles. A entidade diz que os apps coletaram números de Android ID e AAID (Android Advertising ID).

De acordo com matéria do Tech Crunch, o Google confirmou que removeu os aplicativos depois que o IDAC chamou sua atenção para as violações. “Sempre que encontramos um aplicativo que viola nossas políticas, tomamos providências”, disse um porta-voz da companhia.

O incidente está sendo destacado em um momento em que muita atenção está voltada para o Google e o tamanho de sua operação. No início desta semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou a empresa, acusando-a de comportamento monopolista e anticompetitivo em buscas e publicidade.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel