Sabe aquela piada do erro do estagiário? Dessa vez foi de verdade, e quem acabou prejudicado nessa história foi o Google, que perdeu alguns de seus milhões com um clique indesejado de um trainee.

Tudo aconteceu durante treinamento de novos funcionários na plataforma Google AdX, sistema de anúncios online da companhia, quando o estagiário apertou um botão que criou um retângulo de anúncio amarelo, direcionado para o público de Estados Unidos e Austrália segundo o Financial Times. O erro ficou no ar durante 45 minutos.

Pior que isso, a “venda” do anúncio foi feita por um valor muito mais caro que a média. Enquanto o valor normal de uma propaganda é de US$ 2 a US$ 4 CPM (custo por mil impressões), o erro saiu por US$ 25 por CPM. Segundo a empresa, o erro aconteceu porque o estagiário “foi além do desejado” no treinamento.

Para a sorte do trainee, o Google entendeu e assumiu o erro, isentando o novato da culpa e – mais importante – do prejuízo. “Um treinamento publicitário levou a um erro onde dinheiro foi dispendido em sites por aproximadamente 45 minutos. Assim que ficamos cientes deste erro honesto, trabalhamos rapidamente para encerrar o andamento das campanhas de anúncios”, declarou o Google em nota sobre o incidente.

O valor do prejuízo não foi confirmado pelo Google, mas uma fonte do mercado publicitário consultada pelo Financial Times estimou perdas de até US$ 10 milhões pelo erro.