O Google anunciou ontem (6) uma atualização que fornece rotas ecológicas ao Google Maps. A ideia é reduzir as emissões de gás carbônico e incentivar o transporte de bicicletas nas cidades.

Umas das novidades é a Lite Navegation, na qual ciclistas poderão visualizar detalhes de sua rota sem a necessidade de manter a tela do celular ligada. O recurso, que ainda informa as bicicletas compartilhadas e disponíveis para alugar em 300 cidades do mundo, incluindo São Paulo, deve chegar ao Brasil em 2022 em aplicativos para Android e iOS.

+ Google faz parceria com CET-Rio para otimizar semáforos
+ Amazon e Google vão participar de evento sobre computação quântica na Casa Branca

Segundo o Google, houve um aumento de 98% do uso de Google Maps para bicicletas no último ano, muito em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Com as atualizações, a empresa de tecnologia pretende reduzir a emissão de gás carbônico em mais de 1 milhão de toneladas por ano, o equivalente à poluição gerada por 200 mil carros.

As novidades do Google Maps ainda incluem serviços de rotas ecológicas para automóveis. Além de fornecer a rota mais rápida, o aplicativo irá mostrar também o caminho que gasta menos combustível, o que gera tanto impacto ambiental como no bolso consumidor.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), carros nas ruas são responsáveis por mais de 75% das emissões de CO2 em relação a todos os meios de transporte.