Sustentabilidade

Google Maps lança serviço de localização de desastres naturais

A nova função do Google Maps trará atualizações em tempo real de desastres como furacões, terremotos e enchentes

Google Maps lança serviço de localização de desastres naturais

Uma imagem de satélite do furacão Chris em frente à costa leste dos Estados Unidos, em 11 de julho de 2018 - NOAA/RAMMB/AFP/Arquivos

O Google Maps lançará nova função chamada SOS Updates, em que colocará em seus mapas avisos, previsões de trajetos e locais onde ocorreram os problemas, além de disponibilizar funções em casos de perda de sinal ou para avisar sua localização a contatos selecionados.

No total, a nova função do Google Maps se focará em três tipos de desastres naturais. O primeiro são os furacões, que neste momento é uma preocupação uma vez que estamos na temporada deste tipo de fenômeno. SOS Updates atualizará em tempo real o mapa com indicações de previsão da rota dos furacões, assim como data e hora em que se espera que ele atingirá os lugares. O Google também dará atenção a terremotos, mostrando epicentro e força dos abalos sísmicos, assim como um código de cores que indica a força do evento em determinados lugares.

Ainda em fase de testes, o sistema de para alertas de enchentes começará a ser implantado apenas na Índia, ondo acontece 20% de todas as enchentes do mundo. O teste indicará lugares onde pode ocorrer potenciais enchentes e quão forte ela ser.

Em momentos de desastres naturais, o Maps irá indicar apenas rotas que evitem locais críticos, além de dar avisos durante o trajeto e eventuais recálculos de rotas. Ele também trará a opção de compartilhar sua localização para contatos escolhidos, e de colocar avisos sobre problemas no caminho, função colaborativo como no Waze. É esperado que as novas funções sejam adicionadas nas próximas semanas.