A Alphabet, dona do Google, acaba de lançar uma ferramenta dentro Google Maps para contribuir para que as pessoas evitem áreas, ou tomem cuidado redobrado, com potencial risco de contaminação da covid-19.

Basicamente, segundo o Google, por nota, a Camada Covid, como foi denominada a novidade, vai mostrar informações críticas sobre os casos infecção de coronavírus em uma área. Desta maneira, o detentor do smartphone que fez a consulta poderá tomar decisões com mais informações sobre aonde ir e o que fazer.

+ Buscas no Google sobre transtorno mental têm recorde
+ Google lança Android 11 com melhorias sutis e reforço na privacidade 

O Google destaca que as informações são de “fontes confiáveis, incluindo Johns Hopkins, New York Times e Wikipedia”.

A empresa defende que isso dá mais garantia de que os dados tenham surgido de “organizações de saúde pública como a Organização Mundial da Saúde [OMS], ministérios de saúde governamentais, junto com agências de saúde estaduais e locais e hospitais”.

Como funciona?

Após abrir o app do Google Maps, deverá aparecer um botão de camadas no canto superior direito da tela com a seguinte descrição: “COVID-19 info”.

Será possível ver uma média de sete dias de novos casos de covid-19 por 100.000 pessoas para a área do mapa e um rótulo que indica se os casos estão aumentando ou diminuindo.

A gigante de tecnologia destaca ainda que as cores que a ferramenta apresenta ajudam a distinguir facilmente a densidade de novos casos em uma área.

Por nota, o Google informa que “dados de casos de tendência são visíveis em nível de país para todos os 220 países e territórios que o Google Maps suporta, junto com dados de estado ou província, condado e cidade, quando disponíveis”.

No entanto, nos testes feitos pela redação, a ferramenta não estava disponível hoje (23), por volta das 17h.