(Reuters) – O Google fechou um acordo para fornecer serviços de computação em nuvem para a SpaceX, que lançou uma série de satélites Starlink para fornecer internet de alta velocidade, disse a empresa nesta quinta-feira.

A SpaceX montará estações terrestres com os data centers do Google que se conectam aos satélites Starlink, permitindo serviços de internet rápidos e seguros via Google Cloud, disse o gigante das buscas.

+ Bill Gates e Melinda: o divórcio explosivo que fatiou a fortuna criada pela Microsoft
+ Amazon anuncia novo Centro de Distribuição na Grande São Paulo

Espera-se que este serviço esteja disponível no segundo semestre de 2021 para clientes corporativos, disse a empresa.

O negócio chega em um momento em que a demanda por serviços de computação em nuvem disparou, com concorrentes como a Microsoft e a Amazon dominando o mercado. Empresas que oferecem serviços em nuvem também entraram no setor de telecomunicações, graças a um salto na demanda por conectividade 5G.

Os negócios em nuvem do Google correspondem a cerca de 7% de sua receita total, de acordo com o último balanço.

A SpaceX, conhecida por seus foguetes reutilizáveis e cápsulas de astronautas, está aumentando a produção de satélites Starlink, uma constelação crescente de centenas de satélites de transmissão de internet que Elon Musk espera gerar receita suficiente para ajudar a financiar os objetivos interplanetários da SpaceX.

(Reportagem de Eva Mathews em Bengaluru)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4C106-BASEIMAGE